quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrevista: Daniel Roman

Olá amigos,

Nosso blog tem a honra de estrear um espaço de entrevistas por aqui com uma figura mais que especial, o atleta Daniel Roman, praticante de Brazilian Jiu Jitsu que mora nos EUA e que vem desenvolvendo suas habilidades nesta modalidade na academia de Pablo Popovitch, grande expoente da luta agarrada. Daniel vem conseguindo espetaculares resultados por lá, saiba mais na entrevista a seguir:

Na sua primeira conquista do NAGA vestindo o manto da Overall Team.

OTB - Boa noite Daniel, gostaria de pedir que se apresentasse aos leitores do nosso Blog, e contasse quem você é!
DR - Bom, meu nome é Daniel Roman, e comecei no jiu-jítsu muito novo com uns 13 anos na equipe Alliance em Taubaté com o professor Alex Monsalve e segui com ele ate a faixa roxa onde aprendi muito. Em 2008 me mudei para os EUA e passei a treinar com Marcelinho Garcia na AMERICAN TOP TEAM onde tive uma grande experiência de treinar com grandes nomes do MMA e jiu-jítsu, lutadores do UFC, porem meu foco era mais o jiu-jítsu e com a ida do Marcelinho para NY decidi ir treinar com o Pablo Popovitch e é onde estou ate hoje!

Na gravação do DVD com seu mestre Pablo Popovitch, uma de suas maiores realizações!

OTB - E aproveitando sua fala Daniel, como foi se mudar para os EUA, lidar com tanta adversidade, qual a sua intenção com isso?
DR - Então, na verdade foi mais difícil que imaginei (risos) a cultura muda muito você começa do zero então foi bem difícil, mas eu sempre acreditei nunca quis desistir e sabia que tinha um jeito, com a ajuda de amigos que fiz aqui fui me ajeitando e com a ajuda da minha esposa Carol, pois sem ela não seria possível, e a intenção era o jiu-jítsu, aqui eu sabia que teria melhores oportunidades então o foco era esse!

A noiva Carol, com quem se mudou pra América, é fundamental em sua evolução!

OTB - Com sua experiência obtida no Brasil, como você avalia o jiu-jítsu hoje, o Brasil é mesmo quem dita a regra neste esporte mundialmente?
DR - Acho que o Brasil ainda é um celeiro de lutadores e está bem avançado tecnicamente com excelentes lutadores porem os EUA tem melhores estruturas e a população vê com melhores olhos o esporte então isso faz com que os brasileiros migrem para os EUA e abram academias já que se ganha bem com isso aqui, já no Brasil ainda que melhorasse muito a imagem, as empresas não investem tanto como aqui na America, mas o Brasil ainda é o melhor apesar de ter muito gringo chegando já!

OTB - O que mudou no lutador Daniel Roman desde que saiu do Brasil, não só com relação a técnica, mas todos os outros aspectos?
DR - Acho que o fator principal foi sem duvida a autoconfiança, passei a acreditar mais em mim mesmo coisa que faltava em mim no sentido psicológico, hoje me sinto mais preparado para as pressões dos campeonatos e da vida pelas dificuldades que passei, acredito que essa é a principal mudança sem duvida!

Com parte dos "THE AVENGERS" sua nova equipe em Fort Lauderdale.

OTB - E a experiência com o MMA, não foi suficiente pra promover uma estréia sua no ringue?
DR - Olha, o MMA é um mundo bem complicado muitos querem e poucos vão chegar,tive uma boa experiência mas no decorrer vi que não era o que eu imaginava, e o que eu gostava mesmo era de botar o kimono,dai pra frente ficou fácil decidir que eu queria tentar fazer algo importante no jiu-jítsu conquistar algo importante um dia e deixei o MMA pra depois no futuro talvez!

OTB - Uma vez decidido o foco, houve uma mudança em sua vida, você vinha da forte escola da Alliance, deu continuidade com o Marcelo Garcia e hoje treina com Pablo Popovitch, outro monstro deste esporte, explica pra gente estas mudanças e a influência delas em seu desenvolvimento!
DR - Realmente a alliance é uma equipe forte e de nome não tenho duvidas que é uma das maiores do mundo, mas como eu disse anteriormente quando eu estava no Marcelinho a academia era bem longe para mim uns 40 minutos de carro e eu ia todo dia porque queria me manter na alliance e também por aprender com um ícone do esporte mas como ele se mudou para NY,  ficou impossível dai não tive escolha o Pablo sempre me tratou bem e sua academia fica à 5 minutos da minha casa,  então pensei é hora de mudar! E não me arrependo fui muito bem recebido e tenho feito ótimos treinos alias hoje nosso time compete com o nome de “THE AVENGERS”  que é a junção do Pablo Popovitch com o Roberto Cyborg e o Cavaca, então só ganhei com essa mudança treino com vários campeões mundiais e do ADCC, mas não posso deixar de dizer que admiro muito a alliance e tenho ótimos amigos lá!

No DVD da vídeo aula de Pablo Popovitch.

OTB - Grandes escolas a parte, conte pra gente Daniel o quanto você observou por onde passou a influencia da preparação física e a musculação na vida dos atletas do jiu-jítsu e MMA!
DR – O que posso dizer é que é fundamental, percebi que todos os atletas de ponta levam muito a serio a preparação física, fazem musculação e usam muitos suplementos alimentares, hoje o nível ta altíssimo então se você não se dedica por inteiro fica difícil chegar ao pódio!

OTB - Pegando este gancho, como a base criada pela Overall Team, pode (ou não) contribuir pro seu desenvolvimento aí na América?
DR - Foi essencial a base, aprendi muito com o professor Rubens Gomes então pude manter meu treino aqui e mesmo de longe ele me ajuda e me orienta sempre com dieta, suplementos e treino, hoje digo que a Overall Team e o Rubens são parte fundamental na minha rotina e conquistas!




OTB - Legal Dani, você é que é fundamental pra Overall hoje! Conta pra gente sobre seus títulos...
DR - Então, no Brasil não tive muitos títulos importantes, pois não competia tanto assim pela falta de apoio, mas fui campeão da COPA VALE e do OPEN BRAZIL que são campeonatos pequenos agora aqui nos EUA graças a deus ganhei alguns campeonatos bem importantes, sou BI CAMPEÃO do NAGA tendo conquistado o cinturão do evento, também fiquei em 3° lugar no MIAMI OPEN em 2009 e 2010, acho que esses são os principais!

Com o belo cinturão do NAGA!

OTB - E os próximos passos Daniel, o que faz parte dos seus planos, to sabendo que tem novidade vindo por aí!
DR - Meus planos são de lutar tudo ano que vem, estou me estruturando para isso, quero estar no mundial e pan-americano, mas vou lutar tudo que der e também recebi a noticia de que irei receber a faixa marrom então to bem feliz com essa novidade primeira mão pra vocês (risos).

OTB - Muito bom cara você merece! Pra finalizar deixe um recado pro pessoal do Blog, e para os membros da equipe!
DR - Pô quero agradecer muito ao Prof. Rubens Gomes sem duvidas um motivador na minha vida, a minha esposa Carol que me apóia sempre e meus amigos em geral, minha família, pois é por eles que agente segura a barra aqui e espero o mais breve possível estar no Brasil de novo e curtir todos vocês Abraço!

Em sua despedida, a certeza de que o sucesso iria junto!

Um abraço pra você também Daniel, que Deus continue abençoando seu caminho e dando forças pra seguir na batalha, saiba que é um orgulho pra família Overall Team ter um membro de sua competência! Até!



Nenhum comentário:

Postar um comentário